CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Prêmio Jabuti cria categoria para histórias em quadrinhos


No início deste ano, um movimento que reuniu autores, editores, jornalistas e fãs pediu ao Prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil) a criação de uma categoria para Histórias em Quadrinhos. Inclusive, um abaixo-assinado on-line foi realizado (veja aqui), e contou com o apoio de mais de duas mil pessoas.
Hoje, o novo curador do prêmio, Luiz Armando Bagolin, anunciou mudanças que incluem a criação de duas novas categorias, sendo uma delas Histórias em Quadrinhos. A outra será Livro brasileiro publicado no exterior.
Assim, o número total de contemplados subirá para 29.
“A mobilização foi muito importante para a sedimentação dessa categoria, que passa a vigorar a partir deste ano, mas já havia uma compreensão dentro da Câmara Brasileira do Livro e do Jabuti a respeito da inclusão dela. Recentemente, li um artigo na New Yorker que defendia, com todo vigor e argumentos muito claros e racionais, que HQ é, sim, uma categoria literária. Não é algo que deva ser marginalizado, embora andar à margem seja uma das possibilidades do mundo das HQs. Essa discussão foi amadurecendo aqui dentro e achamos que esse seria o momento adequado para incluí-la”, explicou Bagolin, em depoimento reproduzido pela Publish News.
Anteriormente, quadrinhistas foram indicados e ganharam o troféu, mas em outras categorias, como CapaAdaptação Ilustração de livro infantil ou juvenil. Jamais houve uma específica para celebrar as publicações da Nona Arte.
Prêmio Jabuti foi criado em 1959 e, em 2018, realizará sua 60ª edição.

Fonte.

Nenhum comentário: