CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Exposição com obras inéditas de Pablo Picasso chega ao Rio de Janeiro


Os cariocas já podem comemorar porquê a exposição que foi sucesso em São Paulo no Instituto Tomie Ohtake, ‘Picasso: Mão Erudita, Olhar Selvagem’, chega no Rio no próximo dia 13, na Caixa Cultural. A exposição é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre o grande pintor espanhol Pablo Picasso. Muitas obras inéditas que compõe a exposição terão exclusividade nessa mostra. A exposição traça um percurso cronológico da carreira de Picasso, passando por diversas fases artísticas do pintor. Cerca de 138 obras vindas diretamente Musée National Picasso-Paris, vão encantar os visitantes que vão poder apreciar um pouco mais do grande Picasso.
Além das grandes obras do artista a mostra inclui fotografias, esculturas, desenhos, gravuras e cerâmicas relacionadas ao pintor e que nunca foram exibidas no Brasil e na América Latina. A exposição é de curadoria de Emilia Philippot, que também é curadora do Musée National Picasso-Paris. Philippot explica que a exposição tem como principal objetivo mostrar a relação profunda de Picasso com suas obras. ‘’Esta ligação íntima e pessoal, que irriga toda a produção de Picasso, transparece de forma diferente de acordo com os vários períodos: retratos íntimos da mãe do artista ou de seu primeiro filho, Paul, celebração apaixonada da sensualidade feminina de Maria-Thèrèse Walter, denúncias intransigentes dos males causados pelos conflitos contemporâneos, da Guerra Civil Espanhola ou da Ocupação da França pelas tropas alemãs”. Segundo a curadora as obras de Picasso denunciam sua forte relação de intimidade e também evidenciam suas experiências como homem e artista.

A exposição tem um percurso bem definido pela carreira e vida de Picasso, sendo dez sessões bem divididas: O primeiro Picasso: Formação e influências (por volta de 1900); Picasso exorcista: As senhoritas de Avignon (processo da geometrização das formas); Picasso cubista: O violão (relação com a música); Picasso clássico: A máscara da antiguidade (a maternidade, o teatro e a dança); Picasso surrealista: As banhistas; Picasso engajado: Guernica (estudos da obra, fotos e foco na apresentação da tela em 1953 no Brasil/ 2ª Bienal de São Paulo); Picasso na resistência: Interiores e vanitas (processo de trabalho durante a guerra, vida doméstica e vaidades); Picasso múltiplo: A alegria da experimentação  (da cerâmica ao fotograma); Picasso trabalhando: O Mistério Picasso (a magia de seu processo criativo na pintura); e O último Picasso: O triunfo do desejo (erotismo em todos seus estados).
Dois projetos fotográficos e uma pequena mostra de filmes vão compor o restante da exposição. O primeiro projeto fotográfico foi realizado por Dora Maar (Uma das musas de Picasso) durante a realização da obra Guernica. E outro projeto é quando Picasso realizou uma parceria com André Villers. Os filmes, ambos são registros do processo criativo de Picasso e o seu aprofundamento artístico com suas obras. O primeiro analisa a obra Guernica e o segundo explora o processo criativo e o engajamento que o pintor tinha para realizar suas obras.

INFORMAÇÕES SOBRE A EXPOSIÇÃO:
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 Centro – Rio de Janeiro – RJ (21) 3980-3815                           Temporada: De 13 de setembro a 20 de novembro.
Horário de visitação: Terça a domingo das 09h às 21h
Ingressos: Entrada gratuita

Nenhum comentário: