CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Art Rio inicia sua quarta edição

Muita arte e a vista privilegiada da Baía de Guanabara.
Uma das mais importantes feiras de arte da América Latina começou sua quarta edição na manhã ensolarada de hoje, 10 de setembro, em um preview para convidados. Este ano, a ArtRio reúne mais de uma centena de galerias de 14 países, com obras de 2000 artistas, 9280m2 de obras de arte.
O evento se divide em quatro programas: PANORAMA (galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea), VISTA (galerias jovens, com projeto de curadoria experimental), LUPA (espaço para obras monumentais ou de grande escala, inéditas e/ou desenvolvidas especialmente para a feira, com curadoria de Abaseh Mirvali), e o SOLO (com artistas convidados pelos curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra segundo um conceito diferente criado a cada ano).
Este ano, também acontece a segunda edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que tem como objetivo fomentar e divulgar a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. Este ano, foram selecionados: Anna Costa e Silva, Renato Hofer e Ricardo Càstro. Eles expõem em um stand especial no Armazém 2 e ainda vão participar de residências artísticas nas instituições: Espaço Phosphorus (São Paulo), Largo das Artes (Rio de Janeiro) e Sens´artLab (Paris).
Outro destaque da feira é o Conversas ArtRio, que tem como tema nesta edição o Colecionismo. A curadoria das palestras é de Jesus Fuenmayor, diretor e curador da CIFO – Cisneros Fontanals Art Foundation. Alguns temas são: "Status Artístico - Valorização", "Contruindo Histórias", "Legitimação", e "Cápsula do tempo - Permanência".
E pelo segundo ano na ArtRio, o stand da Escola de Artes Visuais do Parque Lage + Galeria Mul.ti.plo. Com o objetivo de reforçar a importância da gravura no universo das artes visuais, o espaço terá oficinas mostrando técnicas e equipamentos para a confecção de gravuras. Serão ainda lançadas na feira cinco edições inéditas de gravuras de artistas consagrados, que estarão presentes no evento - Angelo Venosa, Barrão, Celia Euvaldo, Luiz Zerbini e Marcos Chaves.
Estão definidas as galerias participantes da quarta edição da ArtRio, que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, somando mais de 20.000 m². Além do Brasil, a feira terá a participação de representantes de outros 13 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, México, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suíça e Uruguai.
ArtRio 2014

Onde: Píer Mauá — Av. Rodrigues Alves 10
Quando: Para o público, desta quinta-feira a sáb das 13h às 21h e dom das 13h às 20h
Quanto: R$ 30 (antecipado: ingressorapido.com.br)

Classificação: 18 anos (menores com os pais)

Nenhum comentário: