CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Exposição mostra detalhes belíssimos da arquitetura carioca

O Rio que o Rio não vê
Fotografias de Luiz Eugenio Leite


A exposição reúne 36 fotos, assinadas pelo fotógrafo, designer gráfico e historiador Luiz Eugênio Teixeira Leite, de ornamentos simbólicos das fachadas de construções civis e religiosas - instituições públicas e privadas do centro do Rio, área escolhida por ser a interseção arquitetônica de uma cidade que dali se expandiu. Nas legendas, haverá minifotografias da fachada inteira, para que o visitante se familiarize com o imóvel no qual está inserido o ornamento e possa visitá-lo e apreciar ao vivo o detalhe que as fotografias da exposição destacam.
Desde 2000, Teixeira Leite realiza esta pesquisa iconográfica que já chega a 974 ornamentos mapeados, catalogados, minuciosamente descritos e com endereço, uso original, nome do projetista, data, uso atual, autor do ornamento, técnica e data da execução. Explica que a decoração aplicada à arquitetura, isto é, a forma pela qual se idealiza um programa ornamental para a fachada de uma construção, já teve papel de destaque na História da Arquitetura. A partir de determinado momento, entrou em declínio, chegando a ser tratada com repulsa. Disso resultou um quase total abandono pelo estudo das artes da ornamentação.

Luiz Eugênio reuniu parte desta pesquisa no livro "O Rio que o Rio não vê - os símbolos e seus significados na arquitetura civil do centro da cidade do Rio de Janeiro", lançado em 2012, e avaliado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como o primeiro livro de arte do gênero no país e indicado como um dos três finalistas ao Prêmio Sergio Milliet, da mesma associação, e ao Jabuti 2013 na categoria Artes e Fotografia, entre outras indicações para prêmios.
Capa do livro

Serviço:
Exposição: "O Rio que o Rio não vê"
Abertura: 29 de janeiro de 2014, às 19h
Visitação: 30 de janeiro a 16 de março de 2014
Terça-feira a domingo, das 12h às 19h - GRÁTIS/LIVRE 
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21)2253-1580

Nenhum comentário: