CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

terça-feira, 9 de julho de 2013

Paço Imperial ganha mostra com coleção de Roberto Marinho


Parte de uma das principais coleções de arte modernista e abstrata do Brasil está exposta  na mostra “Um outro olhar: Coleção Roberto Marinho” em cartaz até o dia 11/08 no Paço Imperial, no Centro. São 202 peças que pertenciam ao jornalista Roberto Marinho, fundador de um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil. Dentre as obras expostas, há trabalhos de artistas como Portinari, Guignard, Pancetti e Di Cavalcanti, adquiridas nos ateliês que frequentava ou em salões de arte a partir dos anos 1930. Até sua morte, em 2003, ele conseguiu juntar mais de 1.400 peças.  



Os trabalhos ficarão expostos em todo o Paço, divididos em 12 núcleos temáticos: Religião, Esculturas, Tapeçaria, Fauna, Esportes, Trabalho, Infância, Naturezas-mortas, Retratos, Paisagens, Flores e Abstratos. Um dos pontos fortes é o núcleo de temas religiosos, que coloca a mostra no calendário de eventos da Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 a 28 de julho e trará o Papa Francisco ao Rio. Entre os destaques estão 14 telas do pintor romeno Emeric Marcier que compõem a via-sacra, imagens de santos e anjos, além de desenhos de Ismael Nery (1900-1934) em nanquim sobre papel, e a tela de Portinari “Santa Cecília”. Mas há também quadros que retratam a cultura hebraica e as religiões afro-brasileiras.

O Paço Imperial foi construído a partir de 1738 para ser a Casa dos Vice-Reis do Brasil. Também funcionou ali a Casa da Moeda e o Armazém Del Rei. Com a chegada da corte portuguesa ao país, em 1808, e a elevação da colônia à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves, o prédio passou a ser usado como casa de despachos do Reinado e do Império. Atualmente, a contrução abriga biblioteca com mais de seis mil volumes, a maior parte especializados em arte e arquitetura, além de exposições de artes plásticas, eventos teatrais e concertos musicais.

SERVIÇO

Mostra “Um outro olhar: Coleção Roberto Marinho”
De 14 de junho a 11 de agosto de 2013
Paço Imperial: Praça XV de Novembro, 48 - Centro
Informações: 2215-1622 | www.pacoimperial.com.br 


detalhe

Nenhum comentário: