CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

quinta-feira, 21 de março de 2013

Exposição "POLARIDADES" – Coleções MAM


Parte relevante dos caminhos da arte, depois do advento da abstração, resume-se à bifurcação entre o gesto informal e a estrutura geométrica. Na origem Kandinski e Mondrian.
O primeiro liberou o olhar para a percepção de ritmos gráficos e simbólicos, deixando-se conduzir pelo lirismo interior. Uma via na qual o fazer do corpo (a mão do artista, o olhar do espectador) quer se desdobrar em uma espécie de pulsação do espírito.
As obras expostas no MAM exploram estas polaridades e nos mostram que, acima de tudo, o fazer artístico é experimentação e surpresa. Seja pela geometria, seja pela pulsão gestual, estas obras da coleção do MAM nos desvelam um mundo que está sempre se fazendo – como a arte e como nós.
O caminho geométrico, que se abre com Mondrian e os russos, equacionaria exercício espiritual, revolução política e rigor matemático. O ritmo é serial e veloz. O sujeito não olha mais para a natureza (interior ou exterior), mas se vê articulado e integrado à cidade e seus fluxos. Tudo se passa no plano, nada se fixa, equivalências e relações transmutam-se.
Estes dois caminhos muitas vezes convergem, outras se afastam. As “obras moles” de Lygia Clark e os “parangolés” de Oiticica são um ponto de interseção. Convivemos com o desafio de nos reinventarmos como seres híbridos: natureza e cultura; interioridade e exterioridade; ser e devir.
Data: 16 de Março a 12 de Maio de 2013
O MAM - Museu de Arte Moderna fica na Av. Infante Dom Henrique 85 / Parque do Flamengo - Te.: (21) 3883 5600
Funcionamento: ter - sex 12h - 18h sab - dom e feriados 12h - 19h - a bilheteria fecha 30 min antes

Nenhum comentário: