CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Salvador Dalí e as ilustrações para a "Divina Comédia" de Dante

Exposição reúne 100 gravuras de Salvador Dalí inspiradas no Clássico "A divina Comédia" de Dante Alighieri
Com traços surrealistas, o clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, ganha representação especial sob a assinatura dos pincéis de Salvador Dalí (1904-1989). O trabalho, reunido em uma coleção de 100 gravuras criadas pelo artista catalão, chega às salas de exposição da Caixa Cultural através da mostra Dalí: A Divina Comédia, em cartaz de 17/7 a 2/9. 

Encomenda pelo governo italiano na década de 50, por ocasião das comemorações dos sete séculos de A Divina Comédia, a série de Dalí engloba uma centena de aquarelas que traduzem em imagens – oníricas, à moda de Dalí – a viagem do texto de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Nos anos 60, a coleção de gravuras, já considerada uma das principais realizações do catalão, chegou a se publicada em forma de livro, ilustrando em seis volumes as obras completas do autor italiano. 

Além de apresentar a exposição, a Caixa Cultural oferece atividades complementares, como visitas guiadas, oficina aberta ao público e lançamento de catálogo com textos críticos e reproduções das gravuras. Dalí: A Divina Comédia é promovida pela Arte A Produções, com apoio do Instituto Cervantes e do Instituto Italiano de Cultura.

 

Nenhum comentário: