CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

domingo, 20 de novembro de 2011

FIQ 2011 quebra recordes de visitação é o maior já realizado


A edição deste ano do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte foi a maior já realizada desde a sua criação, em 1999. Segundo os organizadores, durante os cinco dias do evento – que aconteceu entre 9 e 13 de novembro – foram 148 mil visitantes. Esse número é quase o dobro da edição de 2009, quando 75 mil pessoas compareceram.
Além disso, este ano o FIQ teve também o maior número de oficinas, convidados, avaliações de portfólio e atividades interativas.
O evento aconteceu na Serraria Souza Pinto, região central de Belo Horizonte, com entrada gratuita. Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, foi o autor homenageado. A Coreia do Sul e sua crescente produção de de quadrinhos, os manhwás, também foi alvo de homenagem.

Ao todo, foram mais de 60 convidados, 40 oficinas, diversas mesas-redondas com editores e autores nacionais e estrangeiros, bate-papos, entrevistas e exposições. Representantes das duas maiores editoras norte-americanas, Marvel e DC Comics, fizeram avaliação de portfólio e participaram de painéis para o público presente.
Além do Brasil, vieram artistas dos Estados Unidos, Coreia do Sul, França e Argentina.
O evento também se destacou pela quantidade de lançamentos de quadrinhos independentes, produzidos por autores de todo o país.
A 8º edição do FIQ acontecerá em 2013.
(Publicado originalmente no site Universo HQ por Samir Naliato.)

Nenhum comentário: