CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

domingo, 14 de agosto de 2011

"Rio:a arte da animação" - Exposição mostrando detalhes do filme "Rio"

FUI CONFERIR

Acompanhei a produção do filme “Rio” nos sites a internet e depois tive a gratificante e alegre experiência de assisti-lo no cinema. Recentemente vi a versão dublada em DVD com a voz da musa maior Anne Hathaway e, ao ver a dicção dos personagens, fonema-a-fonema articulados pelos personagens, tive uma noção do preciosismo técnico da equipe do Carlos Saldanha. No Anima Mundi, assisti à palestra de quase três horas do animador. Os detalhes da produção, ainda mais decupados, me impressionaram.


A exposição que vi hoje no Museu Nacional de Belas Artes fechou o ciclo com chave de ouro. Ver “ao vivo” esboços e artes originais do filme, verdadeiras obras de arte, é um deleite para quem gosta ou não de ilustração. E essa é o grande encanto desta exposição (curta você ou não desenhar): apreciar a técnica apurada dos artistas envolvidos no filme.
A exposição “Rio: a arte da animação” foi dividida em 14 “Etapas de Produção”:

- Roteiro / Story Board: Por ser a parte mais primária do filme, estas duas etapas pouco chamam a atenção na exposição, mas recomendo que se dê uma observada  nos story-boards pois é nesta etapa que muitos enquadramentos são definidos.

- Animatics: Achei  esta etapa muito boa e até gostaria de ver mais coisas. É a versão animada do story-board . Rola um vídeo muito legal de um trecho do filme (pena que só um trecho...).

- Elenco e gravação: O interessante é a busca da sincronia entre interpretação do ator e animação do personagem .

- Direção de arte e desenho: A melhor parte da expo pra mim (obviamente!...). Desenhos que visam definir os aspectos visuais do filme são esboçados, desenhados, pintados em várias técnicas (veja abaixo). São verdadeiras obras de arte!

- Layout: É um trabalho mais da direção de fotografia. Achei o material meio escasso. Tava sobrando parede...

- Esculturas: Há três esculturas originais fantásticas expostas, todas feitas à mão e em resina.

- Modelagem / Rigging : Estas etapas também são muito interessantes. Eu acho que deveria haver um vídeo ou coisa parecida mostrando mais making off.  Dá pra ver o quanto é trabalhoso modelar e colocar os “esqueletos” em personagens 3D.

- Animação / Material / Iluminação: Se você chegar nessa etapa da exposição e voltar até a primeira (eu fiz isso...rs) Tem uma noção do quanto esse povo trabalha. Se você curte animação 3D essa á a hora do deleite supremo.

- Efeitos: Também achei o material exposto limitado.

- Trilha sonora: Só pra conferir...

A exposição fica até o dia 11 de setembro, aos domingos a entrada é grátis e você pode fotografar à vontade.

Nenhum comentário: