CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

terça-feira, 26 de julho de 2011

Para entender o filme CAPITÃO AMÉRICA - O primeiro Vingador

Por Nilson Falcão


Desde que os filmes de heróis passaram a ser produções constantes e lucrativas no cinema mundial o público que não acompanha os quadrinhos dos quais estes heróis são oriundos encontra certas dificuldades para entender alguns aspectos do filme e é certo que perdem a perspectiva da história por desconhecer a mitologia dos personagens. E isso inclui adolescentes que vão ao cinema, mas não consomem HQ’s. Com a estréia de Thor, fui eleito por alguns amigos pra ser uma espécie de consultor para assuntos asgardianos; pro filme do Capitão. resolvi me antecipar.

Faltam três dias para a estréia e vou facilitar a consultoria destes amigos e de outros interessados que certamente buscarão informações sobre o filme do Capitão América. A idéia desse texto é trazer informações relevantes para entender o filme, até porque, as informações para a realização deste, foram tiradas, obviamente, das HQ’s do herói. É bom ter em mente logo de cara que este personagem existe há mais de 70 anos; então, sem essa de querer conhecer tudo da vida dele, pois a existência do Sentinela da Liberdade já deu muitas reviravoltas. Outra premissa básica: os acontecimentos atuais nas HQs não nos interessa no momento!... (Mas quem quiser saber, mando um resumo via e-mail...)


Bom, então, vamos ao que é realmente relevante pra ver esse filme na boa. Já sabemos que o filme mostrará a origem do herói e isso remonta o início da década de 40. O mundo vivia assombrado pela 2ª Guerra Mundial, que já detonava a Europa. A entrada dos EUA na guerra era uma questão de tempo e o desenhista Jack Kirby também teve a sacada de ter um herói patriota nos quadrinhos (digo também porque já existia outro personagem de HQ com proposta parecida chamado Escudo _ sim, ele também tinha um escudo!..._, mas isso é outra história). O Capitão América é criado, então, para inspirar os americanos na 2ª Guerra Mundial.

Pelo que acompanhei da produção do filme, tudo está bem fiel a essa primeira fase dos quadrinhos: Steve Rogers é um jovem patriota que quer ajudar a defender seu país na guerra, revoltado com o avanço nazista na Europa. Porém, tem um grande problema: cresceu doente e franzino durante a grande depressão americana. Considerado fora dos padrões medianos para um soldado devido à fragilidade física, foi a princípio rejeitado. No entanto, sua disposição para lutar pelo seu país sensibilizou o Coronel Chester Philips (interpretado no filme pelo Tommy Lee Jones) que o coloca como cobaia num experimento ultra-secreto, a Operação Renascimento (obs.: não sei se terá este mesmo nome no filme), que visa a criação de um exército de super-soldados, liderada pelo Professor Reinstein. Rogers aceitou participar da experiência e recebeu uma dose do Soro do Supersoldado, emergindo do tratamento com um corpo perfeito. Porém, um espião da Gestapo mata Reinstein e com ele desaparece a fórmula para criar novos supersoldados.


O VILÃO: No filme, o vilão será o Caveira Vermelha, tradicional oponente nas HQ’s do Capitão nessa primeira fase. Seu nome verdadeiro é Johann Schmidt; na HQ ele é órfão pobre e marginalizado que teve seu ódio moldado pela tutela do próprio Adolf Hitler, que passou a prepará-lo visando transformar o pupilo no nazista ideal. Ao término do treinamento, o próprio Hitler ofereceu a Johann a máscara no formato de um crânio vermelho e também batizou-o. O Caveira Vermelha passa então a liderar a Hidra, uma espécie de BOPE dos nazistas. Ah, um detalhe curioso no material do filme que tenho observado: apesar de todas as referências à 2ª Guerra, não vi até agora nenhuma cruz suástica nos uniformes ou cenários... Não me perguntem o motivo...


O PARCEIRO: Buck Barners torna-se parceiro do Capitão ao descobrir sem querer a identidade secreta deste. O Capitão passa então a treiná-lo e passam a lutar lado-a-lado.

Bom, acho que isto é o suficiente para se situar e não dar nenhuma boiada no filme. Qualquer dúvida, estamos aqui. Queria falar mais sobre o fim dessa fase do Capitão e a ligação com o filme dos Vingadores, mas vou esperar a estréia para, numa resenha, já colocar as expectativas para a reunião dos seres mais poderosos do planeta na telona.

Abraços e até.

(Tommy Lee Jones) O coronel que dá a chance a Steve Rogers

(Hayley Atwell) A "mocinha" do filme

Nenhum comentário: