CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

terça-feira, 2 de março de 2010

MODA É ARTE??? Exposições pelo mundo mostram que sim!

Moda é arte?

A pergunta é uma das primeiras a serem mastigadas pelos alunos de fashion design e já ganhou reflexo entre os questionamentos da filosofia. Se exposições respondem à pergunta, Yves Saint-Laurent, Armani e Dior são alguns dos nomes em cartaz atualmente (veja lista abaixo) - e uma mostra sobre Diane von Furstenberg vem ao Brasil em abril.

Somando os conceitos de arte – uma expressão da cultura e dos valores de um tempo feita em valores estéticos –, e de moda – um sistema temporal reponsável por traduzir um contexto sociológico e político –, a roupa tem o seu papel na galeria das iluminações artísticas. Essa condição moda-arte se fortaleceu no século 20. Os signos que antes eram apreciados e contestados nas obras clássicas, ganharam suas versões no ainda raso universo fashion.

Longe de chegar a um decreto, roupa pode ser arte levada para a rua, uma arte de consumo. A moda pode até não virar objeto de apreciação, mas tornou-se um importante documento, registrando as manifestações de cada época da história. Confira a seguir as exposições mais bacanas e os museus de moda mais importantes do mundo. Faça sua listinha de viagem e descubra se a moda é arte.

Museus de moda pelo mundo:

+ FIT – A renomada escola de moda de Nova York guarda um incrível museu com mostras temporárias.

+ Museé de la Mode de la Ville de Paris – O endereço na capital francesa faz jus ao título de centro da moda.

+ Galleria del Costume – Dentro do Palazzo Pitti, o maior museu de Florença, na Itália, existe a galeria dedicada à história da roupa, com acervo que vai dos looks vitorianos a peças icônicas da década de 60.

+ Victoria & Albert e Fashion Museum – Dois museus londrinos que guardam as melhores exposições sobre moda no Reino Unido.

+ Mais duas listinhas de outros museus de moda pela mundo.

Nenhum comentário: