CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Livro revela tudo sobre Os Simpsons

(Texto de Marcus Ramone - Publicado originalmente no site UNIVERSO HQ.)

A verdadeira história da série de desenhos animados
Os Simpsons acaba de ser lançada nos Estados Unidos e promete abalar as estruturas da produção televisiva que recém-completou 20 anos.


No livro The Simpsons: An Uncensored, Unauthorized History (Faber & Faber, 352 páginas, US$ 27.00), o jornalista canadense John Ortved reúne depoimentos e entrevistas sobre os bastidores da animação que faz sucesso em dezenas de países e se tornou um dos mais celebrados ícones da cultura de massa dos EUA.

Segundo Ortved, o dia a dia da criação dos episódios envolve escritores, animadores, produtores e executivos da rede de TV Fox em casos de traição, ambição, desavenças sobre os créditos e brigas pelo controle da série.

A obra também revela que a origem e a continuidade do seriado de animação foram e continuam sendo mais um processo estudado do que o resultado espontâneo de uma só mente criativa - a de Matt Groening, idealizador da família mais famosa e subversiva do mundo do entretenimento. "Todo mundo sabe que ele passa o dia inteiro sentado no escritório procurando novas maneiras de ganhar dinheiro com merchandising", escreveu Ortved em um artigo publicado no site The Daily Beast. "Groening não era considerado um grande virtuose por muitos da equipe de escritores de Os Simpsons; não era um escritor de comédias de situação e não sabia realmente como fazer esse tipo de história".

Ortved diz que a Fox e os criadores e produtores do desenho animado fizeram tudo para impedir o lançamento do livro. Os advogados da companhia, segundo ele, já o ameaçaram e afirmaram estar analisando cuidadosamente o livro para definir as devidas ações legais cabíveis.


Brooks e a Fox teriam tentado negociar com John Ortved uma mudança de assunto do livro, sugerindo que escrevesse sobre o processo de criação e produção do recente longa-metragem Os Simpsons - O Filme, para o que teria total colaboração. "Declinei dessa oferta muito generosa e continuei a trabalhar na história original", afirmou o autor em seu artigo.

A resposta também parece ter sido dada com ironia na forma como o título do livro é apresentado na capa. Emulando a repetição de frases que Bart Simpson escreve em um quadro negro na abertura dos episódios e agindo da mesma maneira desobediente que o personagem, Ortved desfila vários "Eu não escreverei uma história sem censura e não autorizada de Os Simpsons".

Nenhum comentário: