CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UP - Pixar mantém alta qualidade

UP – Altas Aventuras traz, pela primeira vez na animação 3D, um idoso como protagonista, o Sr. Carl Fredricksen (dublado por Chico Anysio, no Brasil), que quando criança era fissurado pelo explorador Charles Muntz, e sonhava em algum dia voar para terras remotas em busca de aventuras. Ele compartilha esse sonho com Ellie, com quem vem a casar e faz planos para uma viagem até a América do Sul. Carl passa a vender balões e leva uma vida tranquila e bem-humorada junto a sua amada, até o dia em que ela vem a falecer. Desanimado e amargurado, vivendo de recordações do passado, vendo tudo mudar ao seu redor e sem a menor vontade de ir para um asilo (recusa terminantemente em vender sua casa para uma grande construtora, que está modernizando a vizinhança, construindo prédios enormes), resolve fazer sua casa levantar voo e embarca rumo ao Paraíso da Cachoeira, local que Ellie sempre quis conhecer.Quem faz companhia a Carl é um gordinho tagarela de oito anos de idade, Russell, um membro dos Exploradores da Natureza, que está louco para ganhar a única medalha que lhe falta, àquela obtida por ajudar um idoso. Juntos, eles formam uma dupla inimaginável, impagável e inesquecível.

Como de costume, todo o visual da animação é incrivelmente detalhado, superando até mesmo Os incríveis (principalmente no que diz respeito à diversidade de cenários, cada um com matizes de luz e cores próprios). E o mais bacana de Up é que tem a trama mais adulta das animações da Pixar, pois estão lá temas como amor, aborto natural, morte, terceira idade, tudo isso colocado de forma a emocionar, mas também intercalado com boas piadas, momentos de suspense e muita aventura.

Outra surpresa boa é o curta exibido antes do filme, chamado Parcialmente Nublado, que resgata a velha história das cegonhas trazendo os bebês ao mundo de uma forma lírica e cômica.

Não foi à toa que nesse domingo, dia 06 de setembro, John Lasseter, presidente da Pixar e chefe de criação tanto da Pixar quanto da Walt Disney Animation, ganhou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza, pelo conjunto da obra da Pixar, que com Up – Altas Aventuras, chegou à marca de dez animações produzidas, todas sempre sucesso de crítica e público.

Pete Docter foi aluno da CalArts (faculdade de artes criada por Walt Disney, na década de 1960, e que formou animadores e diretores conceituados, como John Lasseter, John Bird e Tim Burton), trabalhou como animador na The Walt Disney Company e entrou para a equipe da Pixar nos anos 1990. Ele dirigiu e co-roteirizou, junto com Bob Peterson, sua segunda animação 3D (a primeira foi Monstros S.A.), Up – Altas Aventuras, que vem recebendo elogios em todos os cantos do planeta, e teve a honra de abrir o Festival de Cannes desse ano.

Após assistir ao filme, uma dica é ir até o site oficial de Up e se divertir sozinho ou com a criançada, com os jogos e os vídeos exclusivos, além de baixar wallpapers, ícones e criar ilustrações personalizadas com os personagens e cenários do filme.

Nenhum comentário: