CONTATE-NOS PELO WHATSAPP: 99512-9504

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Estilos de MANGÁ

No Japão , todo ano centenas de mangás são lançados e, diferente do brasil e de outros países, existem quadrinhos para todos os gostos , idades e sexos.com isso, o mercado japonês se tornou altamente segmentado e a qualidade nos títulos , obrigatória -caso contrário um mangá pode ter uma vida bem curta e pouco lucrativa.abaixo estão alguns dos vários estilos existentes no japão :

kodomo mangá

as crianças são grandes consumidoras de mangá não só japão mas como em todo mundo . conhecidos como kodomo mangá , os quadrinhos infantis têm como característica uma arte não muito rebuscada e histórias engraçadinhas e animadas , para prender a atenção dos pimpolhos.além disso , todas as aventuras vem recheadas com lições e ensinamentos.os maiores sucessos dos kodomo mangá são doraemon e anpanman.curiosamente o animê do gato biônico azul foi trazido para o brasil nos anos 80 e foi exibido no programa clube da criança com angélica , mas não agradou o público.

shonen

esse é o tipo de mangá para os garotos.a arte é bem detalhada e com traços fortes , os enredos são baseados em sexo,brigas e esportes.outra característica é que os heróis shonen costumam passar por algum problema psicológicoe., além de ter de lutar contra isso ainda brigam para derrotar as forças do mal-normalmente com a ajuda dos amigos.no japão histórias shonen são publicadas semanalmente em enormes revistas,que complam um grande número de títulos.

shojô

o mangá shojô é voltado para as meninas e, normalmente voltado para as mulheres .para começar, o traço é muito mais leve e a sua diagramação é clara e limpa.as histórias costumam mostrar aventiuras mescladas com dramas amoros.como no caso dos mangás direcionados para os garotos , os mangás estilo shojôs também são publicados semanalmente em revistas especializadas

josei e seinen

como já foi dito no japão todo mundo gosta de ler mangás, isso inclui também os adultos. os assuntos abordados nos quadrinhos para a galera mais velha giram em torno dos problemasa familiares, dilemas profissionais e relacionamentsos complicados.também para esse público existem divisões , de acordo com a classe social e faixa etária.

O mangá, história em quadrinhos japonesa, se divide em diversos gêneros, para todos os gostos e idades. os mais conhecidos são o shonen e o shojo, que se dividem entre o público adolescente masculino e feminino respectivamente.

O shonen manga, é o gênero de maior tiragem no mercado editorial do japão. em suas histórias predomina-se os traços mais fortes e bem detalhados. cenas de violência, situações maliciosas, erotismo leve e nudez também são explorados. a combinação de ação e romance com um toque de sensualidade é uma técnica muito utilizada por este gênero.

O shojo manga, possui traços mais limpos e os personagens masculinos parecem um pouco andrógenos. o tema romance é mais bem explorado aqui (tanto hetero como homossexual) e também abre espaço para aventuras e histórias de terror. este tipo de mangá tem uma diversidade muito maior de títulos que o shonen manga.

Existem vários outros tipos de mangá. você pode conferir alguns abaixo:

super sentai: traduzido literalmente, seria algo como "super exército" ou "super esquadrão". mostra um grupo de heróis com uniformes padronizados e coloridos.

metal hero: heróis metálicos. kyodai hero: inaugurado em 1966 com ultraman, se caracteriza por apresentar um herói gigante (kyodai). a década de 70 se viu invadida por várias imitações de ultraman. gekigá: voltado a um público mais adulto, o gekigá (leia "guekigá") tem enredos mais densos e dramáticos que o mangá juvenil. hentai: erótico (pornô), voltado para o público adulto. a palavra "hentai" significa anormal. yaoi: voltado para o público homossexual. kaiju: normalmente traduzido como "monstro", o termo ganhou popularidade com os "kaiju eiga" (ou "filmes de monstro"), que foram a base do cinema de ficção japonês. fonte: http://www.nihonsite.com/mang/secoes/glos/index.cfm

Nenhum comentário: